Estresse Global
Poluição, aquecimento global, degradação do meio ambiente através de queimadas, desmatamento, queima e mal armazenamento de lixo; altas temperaturas; desastres naturais como: terremotos, maremotos, erupção vulcânica, furacões... Tudo isso faz parte do estresse global ou estresse ambiental.
Mas o que é o estresse global/ambiental?
Segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente, o estresse ambiental pode ser definido como " qualquer alteração das propriedades físicas, químicas ou biológicas do
meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia
resultante da atividade humana.".
Isso quer dizer que o estresse ambiental pode ocorrer devido as ações humanas, tais como: poluição, desmatamento, queimadas nas florestas, queima de de combustíveis fósseis ; ou pelos diversos fenômenos naturais, como: ciclone, furacão, tufão, inundações, tornados, erupção vulcânica, incêndio florestal por causas naturais etc.
Quais são os efeitos do estresse global?
A falta de cuidado com o meio ambiente e com o planeta em geral e seus recursos naturais, podem arrecadar muitos problemas que afetam a todos nós. A queima de combustíveis fósseis, uso de fertilizantes, desmatamento e queimadas por exemplo, aumentam a temperatura do planeta, pois "são elas [as florestas] que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas
em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a
temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção." (Sua Pesquisa). E Segundo o Green Peace, "um planeta mais quente desequilibra o ultra-sensível sistema climático
da Terra. Como consequência, o gelo dos polos derrete e eleva o nível
médio dos oceanos, ameaçando populações costeiras; tempestades se tornam
mais frequentes, intensas e perigosas, assim como ondas de calor;
biomas como a Amazônia são ameaçados pela alteração no sistema de
chuvas. Populações já vulneráveis ficam com a corda no pescoço, sofrendo
impactos na produção de alimentos, fornecimento de água, moradia.".A poluição também pode causar uma série de alterações nas comunidades vegetais, como: "eliminação de espécies sensíveis, redução na diversidade, remoção seletiva das espécies dominantes, diminuição no crescimento e na biomassa e aumento da suscetibilidade ao ataque de pragas e doenças". (CETESB)
Entre muitos outros efeitos ou problemas que interferem em nossa vida na Terra.
O que fazer para evitar?
Há muitos atitudes que podemos tomar para evitar o estresse global, tais como: não utilizar os recursos naturais em excesso e replantar as árvores, não desmatar as florestas ou praticar queimadas nas mesmas, praticar a reciclagem para evitar o grande acúmulo de lixo e armazená-lo corretamente, sem degradar o solo ou os mares/rios, investir em uma política energética inteligente, conservar os oceanos, pois os mares absorvem CO2 da atmosfera, é preciso 40% dos oceanos para unidades de conservação para ajudar a mantê-los saudáveis. Entre muitas outras atitudes.
Devemos praticar essas ações em prol da conservação do meio ambiente e da nossa vida. Pois tudo que destruímos, utilizamos em excesso e não cuidamos, um dia nos faltará.
Para saber mais sobre os efeitos de nossas ações no planeta e, englobado nisso, sobre o estresse global, assista ao vídeo abaixo:
Você também pode visitar os links abaixo para adquirir mais informações:
- Efeitos do Estresse Ambiental - Centro de Artigos
- Estresse Ambiental - Wikipédia
- Aquecimento Global - Wikipédia
- Energias Renováveis Contra o Aquecimento Global - Green Peace
- Efeitos da Poluição - CETESB
- Efeito Estufa - Sua Pesquisa
0 comentários:
Postar um comentário