domingo, 16 de março de 2014

Literatura

 O Romantismo

O que foi o romantismo?

Foi um movimento que envolveu várias áreas do conhecimento como arte política e filosofia. Surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa e durou até grande parte do século XIX. "Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.
O espírito romântico designa toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. "Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo. Se o século XVIII foi marcado pela objetividade, pelo Iluminismo e pela razão, o início do século XIX seria marcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo eu."
O Romantismo é a arte do sonho e fantasia. Valoriza a criatividade e a imaginação popular. Opõe-se à arte equilibrada dos clássicos e baseia-se na inspiração fugaz dos momentos fortes da vida subjetiva: na fé, no sonho, na paixão, na intuição, na saudade, no sentimento da natureza e na força das lendas nacionais.
Com a obra Os Sofrimentos do jovem Werther, Goethe apresenta os grandes temas do movimento romântico na Europa:
- Liberdade de criação
- Sentimentalismo
- Supervalorização do amor
- Idealização da mulher
- Mal-do-século
- Evasão no tempo e no espaço

Pintura

 A pintura foi o ramo das artes plásticas mais significativo, utilizava temas dramátiico-sentimentais inspirados pela literatura e pela História. Procura-se no conteúdo, mais do que os valores de arte, os efeitos emotivos, destacando principalmente a pintura histórica e em menos grau a pintura sagrada.

Arquitetura

 A arquitetura do romantismo foi marcada por elementos contraditórios, fazendo dessa forma de expressão algo menos expressivo. O final do século XVIII e inicio do XIX forma marcados por um conjunto de transformações, envolvendo a industrilaização, valorizando e rearranjando a vida urbana. A arquitetura da época reflete essas mudanças; novos materiais foram utilizados como o ferro e depois o aço.

Escultura

 A escultura romântica não brilhou exatamente pela sua originalidade, pela maestria de seus artistas. Pode-se dizer que esse período possuiu uma calma necessária antes da batalha que depois viria a travar o impressionismo e as vanguardas modernas. Do ponto de vista funcional, a escultura romântica não se afastou dos monumentos funerários, da estátua equestre e da decoração arquitetônica, num estilo indefinido a meio caminho entre o classicismo e o barroco.

Romantismo no Brasil

Em 1808, a família real portuguesa, fugindo do avanço das tropas napoleônicas, resolve instalar-se no Brasil, abrindo caminho para a emancipação política da colônia, o que acontece em 1822, quando é declarada oficialmente a Independência do Brasil. O problema é que, mesmo com o rompimento dos laços políticos com a metrópole, os intelectuais brasileiros ainda reproduziam os modelos do pensamento europeu. Logo, surge a necessidade entre nossos pensadores de criar uma arte e uma forma de pensar que rompesse com os padrões do Velho Mundo. Os escritores românticos brasileiros buscaram, então, mais do que a independência política – buscaram a independência cultural.
No Brasil, o movimento romântico possui três momentos:
- Primeira geração – fase nacionalista
- Segunda geração – fase ultrarromântica (mal-do-século)
- Terceira geração – fase social (condoreira)


Escritores

Poesia
- Gonçalves Dias (1823 - 1864)
- Casimiro de Abreu (1839 - 1860)

Prosa
- José de Alencar (1829 - 1877)
- Joaquim Manuel de Macedo (1820 - 1882)
- Manuel Antônio de Almeida (1831 - 1861)

0 comentários:

Postar um comentário

 

MUNDO ESCOLA Copyright © 2011 Designed by Ipietoon Blogger Template and web hosting