quinta-feira, 6 de março de 2014

Geografia

II Guerra Mundial – Principais Fatos
Adolf Hitler - líder do partido nazista.

O que foi a II Guerra Mundial?


Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945) foi um conflito militar global que envolveu a maioria das nações do mundo, setenta de sete ao todo, incluindo as grandes potências. Estas eram divididas em Eixo e Aliados. Provocou grande número de mortes em quase todo o mundo. “Foi o conflito mais letal da história da humanidade, resultando entre 50 a mais de 70 milhões de mortes.” – Wikipédia Livre.


Quais países faziam parte do Eixo e dos Aliados?



Os principais países do Eixo eram Alemanha, Japão e Itália. Faziam parte do eixo também: Bulgária, Hungria e Romênia. Havia também os países que possuíam coligação ativa com o eixo: Finlândia e Tailândia; e aqueles sob os quais o Eixo possuía controle direito: França de Vichy (1940 – 1944), Itália Social – República de Salò (parte do território italiano não ocupada pelos Aliados), Eslováquia, Estado Independente da Croácia, Albânia e Manchúria.
Os Aliados da Segunda Guerra Mundial foram os países que se opuseram as Potências do Eixo. A União Soviética, os Estados Unidos e o Império Britânico eram as principais forças. A França , e a China também são consideradas Potências aliadas. A Polônia foi o primeiro país aliado, pois sua invasão deu início a Segunda Guerra Mundial na Europa.


Quando se iniciou?

A invasão da Alemanha a Polônia em setembro de 1939, é considerado o início da guerra. Dois dias depois, o Reino Unido e a França declararam guerra à Alemanha. Apesar de ter iniciado antes, a segunda guerra Sino-Japonesa (entre China e Japão), em 7 de julho de 1937, também está inclusa na lista de guerras ocorridas no período da Segunda Guerra Mundial. 


Quais foram as causas da II Guerra?

Em geral, as guerras acontecem por desejo de dominação de território ou, simplesmente, porque um dos lados deseja adquirir mais poder. A ideologia expansionista, principalmente das potências da época da Segunda Guerra, levou-as a se apetrecharem (armarem/equiparem) militarmente. Surgiu, então, um clima de tensão internacional que ficou marcado por várias ações belicistas
“As guerras demonstravam o poder de cada país, mostrava realmente a força do exército. Com esse pensamento eles tinham uma ideologia expansionista , que previa conquistar vários territórios inimigos.” – Blog de História.
Um dos principais fatores que levaram a Segunda Guerra Mundial foi o revanchismo. Com o fim da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), os países derrotados (Alemanha, Áustria-Hungria), além da derrota durante a Batalha, sofreram duras e severas imposições fiscais, econômicas e políticas estabelecidas pela França e Inglaterra. 

  • ·         Principais causas

- A insatisfação Alemã
No ano de 1919, a França e a Inglaterra criaram o Tratado de Versalhes, nesse documento a Alemanha foi obrigada a assinar o acordo e pagar altas taxas de indenizações e tributos aos países que formavam a Tríplice Entente: Rússia, França, Inglaterra e EUA. Além disso, a Alemanha devolveu a região da Alsácia e a Lorena para os franceses, cedeu à Polônia o território denominado de “Corredor Polonês”, foi obrigada a ajudar economicamente na reconstrução dos países europeus devastados pelo poder bélico e a pagar os Aliados. Os alemãs sentiam um irrecuperável sentimento de humilhação.
Quinta-feira negra.
Na década 1920, a economia norte-americana se encontrava no ápice do desenvolvimento econômico. Entretanto, no ano de 1929, a economia dos EUA sofreu uma das maiores quedas registradas na história, o episódio ficou conhecido como a quebra da Bolsa de 1929. As consequências desta quebra foram arrasadoras para os norte-americanos, houve milhões de desempregados e falências de empresas, rapidamente a crise econômica foi se estendendo para a Europa e outros continentes. Dia vinte e quatro de outubro de 1929, centenas de pessoas se reuniram em frente à Bolsa de Nova York/Wall Street. Esta data ficou conhecida como “a quinta-feira negra” e marcou o início da quebra da Bolsa e a maior crise da história econômica norte-americana.
A Alemanha era um dos países que recebia grande quantidade de investimentos da economia estadunidense. Com a quebra da bolsa, o envio de capitais para os alemães cessou. A situação da Alemanha piorou drasticamente, cerca de 80% da população alemã estava desempregada. Neste momento surgiu o regime nazista para combater a fome, o desemprego e reestruturar a economia alemã. Na Alemanha surgiu o regime nazista e na Itália o Fascismo, forma de radicalismo político autoritário nacionalista. Os fascistas procuravam unificar sua nação através de um Estado totalitário que promove a mobilização em massa da comunidade nacional, confiando em um partido de vanguarda para iniciar uma revolução e organizar a nação em princípios fascistas


Soldados do regime nazista.

.
- A Grande Depressão

A Grande Depressão, também chamada de Crise de 1929, foi uma grande depressão econômica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. A Grande Depressão é considerada o pior e o mais longo período de recessão (recuo) econômica do século XX. Este período de depressão econômica causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto de diversos países, bem como quedas drásticas na produção industrial, preços de ações, e em praticamente todo medidor de atividade econômica, em diversos países no mundo. 


- Política de apaziguamento

Winston Churchill
Impressionados com o elevado custo em vidas humanas da Primeira Guerra Mundial, grupos políticos europeus convenceram-se de que a paz com a Alemanha deveria ser mantida a qualquer custo, mesmo que tivessem que ignorar as constantes violações de Adolf Hitler (militar e político, líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães ou Partido Nazista), a diversos tratados internacionais. A política de apaziguamento não foi bem sucedida, pois a Inglaterra cedeu na militarização da Alemanha em descumprimento do Tratado de Versalhes, cedeu à anexação da Áustria, à anexação dos Sudetos e quando invadiu, juntamente com a Rússia, a Polônia, foi a França que declarou guerra à Alemanha e só aí o Reino Unido foi obrigado intervir também. Em 1942, a esse respeito, Churchill  (político conservador e estadista britânico) profetizou: “Entre a desonra e a guerra, eles escolheram a desonra, e terão a guerra.”.


- Antissemitismo

Símbolo do antissemitismo.
O Antissemitismo é o preconceito ou hostilidade contra judeus baseada em ódio contra seu histórico étnico, cultural e/ou religioso. Na sua forma mais extrema, "atribui aos judeus uma posição excepcional entre todas as outras civilizações, difamando-os como um grupo inferior e negando que eles sejam parte da(s) nação(ões) em que residem". A pessoa que defende este ponto de vista é chamada de "antissemita". Adolf Hitler era extremamente antissemita.


- Corredor Polonês

Corredor polonês ou Corredor Polaco é a denominação dada a uma estreita faixa de terra na qual se encontra a maior parte do curso inferior do rio Vístula, na Polônia.
Em março de 1939 a Alemanha Nazista pediu a devolução de parte desse território, e diante da recusa polonesa, criou-se uma divergência que contribuiu de forma decisiva para a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Invadida e ocupada pelos alemães dia 1 (um) de setembro de 1939, a região foi devolvida à Polônia em 1945, ao final do conflito armado. Hitler chegou a afirmar que o corredor polonês era "a maior monstruosidade do Tratado de Versalhes".

- Anticomunismo

Símbolo do anticomunismo.
Anticomunismo é um conjunto de ideias, correntes e tendências intelectuais que possuem em comum a negação dos princípios e ideias do comunismo e a oposição a todo governo ou organização que dê suporte prático ou teórico a esta ideologia.
Na Segunda Guerra Mundial, os fascistas justificavam seu anticomunismo como uma forma de defender a propriedade privada, a religião, o nacionalismo e a ordem social contra o internacionalismo, o ateísmo e a socialização dos meios de produção, defendidas pelos movimentos e teorias socialistas. O líder dos nazistas alemães, Adolf Hitler, alegava ainda que havia uma conspiração judaico-marxista internacional, e atribuía aos judeus tanto o marxismo dos partidos comunistas, socialistas e social-democratas, quanto o liberalismo. O anticomunismo de Hitler, portanto, mesclava-se com o preconceito antissemita e racista.
Com a chegada de Hitler ao poder, em 1933, os militantes de esquerda (comunistas, socialistas, anarquistas e social-democratas) foram duramente reprimidos, muitos deles presos, torturados e escravizados nos campos de concentração. No Brasil, o integralismo adotou as práticas do fascismo europeu, incluindo o seu anticomunismo.


Vocabulário
Coligação - uma coligação ou coalizão política é um pacto entre dois ou mais partidos políticos, normalmente de ideias afins, para governar um país, uma região ou outra entidade administrativa
Belicista - país que possui um grande exercito e muitos equipamentos de guerra.
Poder bélico - poder de guerra.
Produto interno bruto - soma de tudo que é produzido em um país.
Totalitarismo (totalitário)totalitarismo (ou regime totalitário) é um sistema político no qual o Estado, normalmente sob o controle de uma única pessoa, político, facção ou classe, não reconhece limites à sua autoridade e se esforça para regulamentar todos os aspectos da vida pública e privada, sempre que possível.
Vanguarda - liderança cultural e artística. 

Para saber mais sobre a Segunda Guerra Mundial, acesse:

0 comentários:

Postar um comentário

 

MUNDO ESCOLA Copyright © 2011 Designed by Ipietoon Blogger Template and web hosting